Projeto:

Levantamento Dendrológico na Floresta Ombrófila Mista (F.O.M.) e Implementação de um Sistema de Identificação 'Online'

Curso de Pós Graduação em Engenharia Floretal da UFPR
Conservação da Natureza


  • Projeto: Daniel Saueressig (Mestrado)
  • Orientador: Carlos Vellozo Roderjan
  • Co-Orientador: Mario Takao Inoue

Resumo:

O presente estudo objetivou a realização de um levantamento de espécies arbóreas e arborescentes autóctones da Floresta Ombrófila Mista, incluindo os núcleos deste tipo florestal nas áreas de Estepe Gramíneo-lenhosa, nos três estados sulinos.


O levantamento foi realizado nos planaltos sul-brasileiro, acima da cota 500 m s.n.m, onde foram percorridas diversas rotas, de forma que cobrissem grande parte da área atual de ocorrência da Floresta Ombrófila Mista, abrangendo as diferentes zonas fitofisionômicas e fitoecológicas dessa tipologia.


Foi registrada a presença de 328 espécies, pertencentes a 165 gêneros e 65 famílias botânicas. As famílias com maior número de espécies foram: Myrtaceae (59), Fabaceae (37), Lauraceae (22), Asteraceae (19), Solanaceae (15), Euphorbiaceae e Salicaceae (11), e Rubiaceae e Rutaceae (9). Os gêneros mais ricos foram: Eugenia (15 espécies), Myrcia (13), Ocotea (11), Solanum (10), Myrceugenia (9) e Miconia (7), e Ilex e Symplocos (6).


Com base no levantamento dendrológico, desenvolveu-se um sistema informatizado de identificação baseado na associação de características macromorfológicas. O sistema está disponível via internet, no seguinte endereço: http://www.florestaombrofilamista.com.br. A ferramenta pretende facilitar e agilizar o processo de identificação das espécies da F.O.M., proporcionando à comunidade em geral, uma maneira fácil de conhecer espécies arbóreas, e à comunidade acadêmica e científica, uma ferramenta auxiliar importante na realização de pesquisas.



Gostou do projeto? ... deixe seu comentário abaixo.


Todos os Direitos Reservados. @ Copyright 2012/16 - Projeto: Daniel Saueressig